Receba notícias em seu email

Navalshore

Porto de Imbituba realiza melhor janeiro de sua história

O Porto de Imbituba movimentou 671,7 mil toneladas em janeiro, maior volume para o primeiro mês do ano no complexo portuário do sul catarinense. Em comparação com as operações de janeiro de 2021, este ano inicia com alta de 64,8% na tonelagem movimentada. Ao todo, foram atendidos 26 navios, um crescimento de 30%.

“Essa movimentação é duplamente histórica para o Porto de Imbituba, pois, além de um novo recorde para janeiro, o volume assume o quarto melhor resultado operacional mensal do complexo portuário de Imbituba, solidificando cada vez mais a excelente trajetória da comunidade portuária local no atendimento à sociedade e necessidades da cadeia logística. Outra prova disso é a concretização deste excelente resultado em um mês que, nos últimos anos, tem alcançado uma movimentação relativamente menor em relação aos outros meses”, avalia Fábio Riera, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba.


PUBLICIDADE



O fechamento do mês ratificou a liderança dos granéis sólidos na movimentação portuária em Imbituba com 517,9 mil toneladas, um incremento de 63% em relação ao mesmo período do ano anterior. Destaque também para as operações de carga geral, que subiram 189,8%, e de contêineres, que apresentaram uma variação positiva de 43,4% TEUs.

Os produtos com maior movimentação foram o coque de petróleo (calcinado e não calcinado), fertilizantes (ureia, MAP e cloreto de potássio) e contêineres, seguidos do minério de ferro e do trigo. Houve também operações de sal, toras de madeira, produtos siderúrgicos, farelo de soja, cevada e celulose.

O comércio exterior representou cerca de 90% das operações no período, com predomínio das importações (46,6% do total) sobre as exportações (42%). O incremento significativo no envio de cargas ao mercado internacional, principalmente carregamentos de coque, contribuiu para equilibrar a balança entre embarques e desembarques no porto em comparação a janeiro de 2021. Já a navegação de cabotagem entre os portos brasileiros garantiu a fatia de 11,4% das operações em Imbituba.

Para fevereiro, a previsão da autoridade portuária é de que o porto mantenha a curva de crescimento mensal e movimente em torno de 470 mil toneladas.






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira