Veículos e pessoas que entrarem no local devem passar por rigorosa revista na terça-feira
O Porto de Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina, será cenário de um exercício da Marinha do Brasil para testar a segurança portuária. Nestas terça e quarta-feira, fuzileiros navais do Rio Grande do Sul farão uma rigorosa revista nos veículos e pessoas que entrarem no local, além de participar da simulação de combate.
A atividade é realizada anualmente em todos os portos brasileiros para avaliar as normas de segurança e encontrar pontos vulneráveis. Nos dois dias, os fuzileiros navais e militares da Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna ficarão responsáveis pela segurança.
Na terça-feira, o nível de proteção será elevado para 2 com um alarme sonoro, além da sinalização com placa. O Porto retorna ao Nível 1 de Proteção (situação de normalidade) na quarta.
Além da revista programada para o primeiro dia da atividade, um grupo de militares vai simular uma tentativa de invasão às instalações do Porto para descobrir pontos sensíveis e boicotar o sistema de segurança, enquanto outro ficará responsável pela proteção do local. Uma terceira equipe avaliará o desempenho dos invasores e defensores.
Paralelamente ao exercício, a Comissão Estadual de Segurança Pública Portuária dos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos) avaliará o Plano de Segurança Pública Portuária (PSPP) do Porto de Imbituba.
Fonte: Diário Catarinense
PUBLICIDADE