O diretor-presidente da PortosRio, empresa que administra os portos públicos do estado do Rio de Janeiro, Flavio Vieira, anunciou na última quarta-feira (15) que será feita ainda em 2025 uma dragagem emergencial do canal de acesso ao Porto de Itaguaí. O objetivo é restabelecer as condições de navegabilidade e eliminar restrições a embarcações de grande porte.
Segundo Vieira, a decisão foi tomada porque a praticagem identificou pontos de assoreamento que comprometem a segurança da navegação e que limitam a entrada de navios de grande porte ao período de maré cheia. “Decidimos agir imediatamente e realizar a dragagem dos pontos críticos. Essa ação vai restabelecer a navegabilidade plena e garantir que as operações ocorram durante todo o dia”, disse.
PUBLICIDADE
Ele explicou que o serviço emergencial será realizado como parte do plano de investimentos para o Porto de Itaguaí, que prevê a dragagem completa do canal. O anúncio do presidente da PortosRio foi feito durante o II Fórum de Acessibilidade Marítima da Baía de Sepetiba, promovido pelo Sindicato dos Operadores Portuários do Porto de Itaguaí (Sindopita) em Mangaratiba. O evento, parte das comemorações dos 25 anos da entidade, discutiu desafios e projetos para a região.