APM Terminals anunciou vinda do armador panamenho CTM a partir de fevereiro
O Porto de Itajaí terá uma nova linha de contêineres a partir de fevereiro. A APM Terminals, empresa arrendatária dos berços 1 e 2, anunciou na sexta-feira (27) a vinda do armador panamenho CTM. A primeira atracação deverá ser o navio "Theodor", programada para 10 de fevereiro. O serviço marca o retorno das linhas de contêiner para Itajaí, após cerca de um mês sem este tipo de operação.
PUBLICIDADE
“A vinda dessa nova linha marca o início da retomada na movimentação de contêineres no Porto de Itajaí. Infelizmente, no final do ano passado o Governo Federal não concluiu o leilão previsto para definir o novo operador portuário para as próximas décadas, causando toda essa instabilidade. Da nossa parte, administração municipal em conjunto com a APM Terminals, seguiremos trabalhando forte para que mais linhas venham rapidamente ao nosso porto e temos boas perspectivas já para os próximos meses”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
A rota da linha operada pela CTM prevê atracações em três portos brasileiros e também em Montevidéu, no Uruguai, Cartagena, na Colômbia, Santiago de Cuba e Mariel, em Cuba. Além disso, o operador oferecerá o serviço de feeder na República Dominicana, Panamá e México. Entre as cargas que deverão ser movimentadas estão produtos do gênero alimentício e cargas refrigeradas.
O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, garante que esta é a primeira linha de outras que retornarão ao terminal nos próximos meses. A expectativa é movimentar mais de 10 mil contêineres mensais a partir de março, retomando a plena operação do Porto.
“Essa primeira linha anunciada pela APM Terminals é recebida com muita alegria pela comunidade portuária e demonstra que tão logo conseguíssemos superar as inseguranças jurídicas causadas pelo processo de desestatização, Itajaí voltaria a ser um grande atrativo para os armadores”, destaca Veiga.
O diretor superintendente da APM Terminals, Aristides Russi Junior, também destaca a importância desta retomada para os negócios da região: “Temos atuado de forma muito intensa para reconstruir o portfólio de serviços e a primeira linha representa um fato importante para todos nós. Além disso, temos buscado diversas alternativas para movimentar a cadeia logística como um todo e para dar oportunidades ao Trabalhador Portuário atuar também”, afirma.
Além do serviço anunciado, em 2023 já foram operados pela APMT no Porto de Itajaí dois navios de carga break bulk e um de carros. Ainda para o final deste mês de janeiro está programada a vinda de outro navio de operação roll on, roll off.