Ecobrasil

Porto de Natal - Licitação de obras sairão em 2012

O porto de Natal (RN) receberá investimentos para duplicar, até 2014, a capacidade do porto. A obra resultará em ampliação do cais e da retroárea em 10.766 metros quadrados e deve ser iniciada até o final do ano. A ampliação está orçada em R$ 113,1 milhões e contará com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal. Até o fechamento da edição, 18 empresas haviam adquirido o edital de licitação. A abertura dos envelopes com as propostas de preço está prevista para o dia 10 de outubro.

Apesar do investimento, o porto continuará a ter limitação para receber navios de grande porte, pela falta de proteção dos pilares da ponte Newton Navarro. A Companhia Docas do Estado do Rio Grande do Norte (Codern) tentou incluir a construção das defensas no edital de concorrência, mas teve o pedido negado pelo governo federal. Ainda assim, o volume de cargas deve aumentar significativamente. Os exportadores da região sinalizam que poderão aumentar o volume movimentado no porto de Natal, especialmente para o Chile.

Em 2011, o Rio Grande do Norte exportou 200 mil toneladas, das quais 70 mil pelo porto de Natal. As 130 mil toneladas restantes deixaram o país pelo porto de Pecém, no Ceará, que oferece uma série de benefícios. A estimativa é de que o volume aumente 30% este ano.

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira