A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai construir um estacionamento exclusivo para os trabalhadores portuários avulsos (TPAs) que atuam no cais. A medida atende a uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que nunca tiveram um espaço adequado para deixar seus automóveis, motos e bicicletas enquanto estão trabalhando.
A obra está orçada em R$ 114 mil. Serão pavimentados 6 mil metros quadrados de área. O superintendente da Appa, Airton Vidal Maron, assinou o contrato para início da obra na presença de representantes sindicais de todas as categorias de trabalhadores que atuam em Paranaguá. “Nossa intenção é estender cada vez mais esta parceria, trabalhar para oferecer aos TPAs as melhores condições de trabalho possíveis”, afirmou Maron.
Para o presidente do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná, Antônio Carlos Bonzato, a construção do pátio de estacionamento vai melhorar a segurança dos trabalhadores. “O superintendente está tirando um grande risco que todos os trabalhadores sofriam”, disse Bonzato.
MELHORIAS – O superintendente anunciou ainda que a Appa vai começar a desenvolver projetos para dispor, ao longo do cais, de múltiplas entradas para os trabalhadores portuários avulsos. Hoje, todos os TPAs têm disponível apenas uma entrada. “Faremos diversos acessos, todos com controle, obedecendo as normas de segurança, para facilitar a vida dos trabalhadores”, explicou o superintendente.
O cais do porto de Paranaguá tem quase três quilômetros de comprimento. Para que os TPAs possam se locomover ao longo do cais, a Appa oferece dois ônibus durante todo o dia. Com as entradas múltiplas, a necessidade de deslocamento dos trabalhadores avulsos ficará menor.
Fonte: Agência Paraná
PUBLICIDADE