O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) defendeu ontem, terça-feira, 11, a inclusão da ampliação e modernização dos portos de Paranaguá e Antonina, no Litoral paranaense, no novo Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal.
Zeca calcula um aporte de R$ 2,5 bilhões para viabilizar o empreendimento.
“Os investimentos podem aplicados na extensão da estrutura dos terminais, mas principalmente em projetos de modificação nos acessos aos portos, com a construção de vias perimetrais alternativas, para desafogar o fluxo de veículos de cargas aos terminais, hoje restrito a apenas uma saída, a BR-277”, afirmou Zeca Dirceu, durante a visita da Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis da Câmara dos Deputados ao Porto de Paranaguá.
“O Brasil está concluindo um novo plano plurianual para os próximos quatro anos, e com este trabalho da subcomissão, de identificar as prioridades dos principais portos brasileiros, aumentam as chances de os portos paranaenses terem mais oportunidades de investimentos a partir do PPA”, adiantou o deputado paranaense.
Comitiva
Zeca Dirceu, titular da subcomissão, estava acompanhado dos deputados Alberto Mourão (PSDB-SP), Luiz Argôlo (PP-BA), Reinhold Stephanes (PMDB-PR) e do prefeito de Paranaguá, José Baka Filho. A comitiva foi recebida pelo secretário estadual de Infraestrutura, José Richa Filho, e pelo superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Airton Maron.
A subcomissão já esteve no Porto de Santos (SP) e ainda fará visitas aos portos de Itaguaí (RJ), Vitória (ES), Salvador (BA) e Suape, em Recife (PE), considerados os seis mais importantes portos de cargas do país. Com base nas informações recolhidas, será elaborado um relatório que será apresentando à Casa Civil e à presidenta Dilma Rousseff.
O superintendente da Appa, Airton Maron, disse que o trabalho da subcomissão soma esforços pelas melhorias dos portos paranaenses. “Tenho certeza que a comissão de parlamentares dará o respaldo para recebermos os investimentos necessários para ampliar os terminais e, consequentemente, corresponder aos anseios da sociedade”, afirmou Maron.
Audiência
Atualmente, os portos de Paranaguá e de Antonina representam 9% da balança comercial do país. “Os nossos portos são estratégicos e, por isso, é uma reivindicação justa incluirmos obras complementares no Plano Plurianual do Governo Federal”, disse Maron.
Os deputados participaram ainda de audiência com representantes do sistema portuário paranaense. No encontro, a subcomissão respondeu dúvidas e apresentou propostas para os portos paranaenses. Estiveram presentes representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação das Empresas de Transporte de Cargas, Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap), Associação Comercial de Paranaguá (Aciap), Centro de Estudos do Mar da UFPR e da Câmara dos Vereadores de Antonina.
“Um porto que representa 9% da balança comercial do país é estratégico e não pode ser menosprezado. É justa a reivindicação de Paranaguá de colocar as obras complementares no Plano Plurianual do Governo Federal”, afirmou o presidente da subcomissão, deputado Alberto Mourão.
Fonte:Correio do Litoral
PUBLICIDADE