Após 22 meses de obras, foi inaugurada, nesta segunda-feira (31), a instalação Cruise Port Shore Power, no Holland Amerikakade, em Roterdã. O projeto fornece energia elétrica em terra para navios de cruzeiro atracados, antecipando a exigência da legislação europeia que tornará essa prática obrigatória até 2030. A construção foi realizada pela dinamarquesa PowerCon, em parceria com diversas empresas e órgãos locais, incluindo a Port of Rotterdam Authority, o município de Roterdã e os parceiros técnicos STEDIN, IGUS, JP van Eesteren, Heijmans, Royal HaskoningDHV e Xylem.
O sistema inclui um duto de cabo de 230 metros e um novo tipo de veículo de conexão móvel, permitindo flexibilidade na ligação dos navios à rede elétrica, independentemente da posição de seus pontos de conexão. Toda a instalação foi desenvolvida com foco na eficiência e sustentabilidade, com sistema de resfriamento alimentado por água do rio Maas e uma nova conexão elétrica de 1,5 km de Maashaven até Wilhelminakade.
PUBLICIDADE
O projeto foi realizado sem interromper as operações do terminal de cruzeiros, que seguiu recebendo embarcações semanalmente. A expectativa é conectar 75% dos navios de cruzeiro que atracam no local à energia em terra já no primeiro ano. A iniciativa melhora significativamente a qualidade do ar, reduz a emissão de CO2, nitrogênio e partículas, além de diminuir o ruído gerado pelos navios atracados, contribuindo para a sustentabilidade da cidade e do porto de Roterdã.
A inauguração contou com a presença de Robert Simons, vereador de Porto e Economia, e Boudewijn Siemons, CEO da Autoridade Portuária de Roterdã.