"Esse estreitamento de relação é de extrema importância, pois o Pará é responsável por um grande saldo na balança comercial do país e investimentos dessa natureza são bem vindos", afirmou o governador Simão Jatene, ao ser informado que o porto de Santarém receberá investimentos de aproximadamente R$ 152 milhões pelo ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, José Leônidas de Menezes Cristino, na tarde de ontem, quinta-feira (17), no Palácio dos Despachos.
O governador, que ressaltou a importância de investimentos destinados ao desenvolvimento do Pará, recebeu a visita do ministro junto com o vice-governador Helenilson Pontes e outras autoridades.
Com o investimento, toda a área do porto de Santarém será reconstruída e ampliada. O ministro chefe também anunciou outros investimentos que serão realizados no Estado pelo governo federal, incluindo os portos de Belém e Vila do Conde (no município de Barcarena). "O objetivo é deixar a estrutura portuária do Pará preparada para a escoação de minério e tudo que o Estado disponibiliza para os mercados nacional e internacional", ressaltou.
Terminal - Segundo José Leônidas Cristino, estão sendo investidos cerca de R$ 105 milhões no porto da Vila do Conde, e já está pronto o projeto de construção de um terminal de grande porte, que deverá receber investimentos da iniciativa privada.
Na manhã de ontem ele esteve nas eclusas de Tucuruí. "Visualizei uma oportunidade extraordinária para viabilizar a navegação nessa área e, como haverá investimentos tanto do governo federal como da iniciativa privada nesse segmento, fui conhecer as eclusas", informou José Leônidas Cristino.
Também participaram da visita o secretário de Estado de Governo, Sérgio Leão; o secretário de Estado de Transportes, Francisco das Chagas Melo; o secretário de Estado de Integração Regional, Antônio José Guimarães; o chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho; o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias, Abraão Benassuly; o senador Flexa Ribeiro e o deputado estadual Cássio Andrade.
Fonte: Agência Pará/Manuela Viana - Secom
PUBLICIDADE