A Autoridade Portuária de Santos (APS) participou, na última terça-feira (11), do lançamento do 'OiBR', nova plataforma desenvolvida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para modernizar o registro de ocorrências de segurança nos portos brasileiros. O Porto de Santos será pioneiro na implantação da tecnologia, que substituirá o atual sistema 'Oi-Cepai', consolidando informações para aprimorar a tomada de decisões estratégicas nas áreas de segurança operacional (safety) e proteção portuária (security).
Durante a cerimônia realizada no Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq, destacou que a plataforma permitirá maior integração e compartilhamento de informações, possibilitando respostas mais rápidas a incidentes e a correção de causas estruturais. Ernesto Henriques da Costa Jr., gerente de segurança do trabalho da APS, ressaltou que a tecnologia agregará inteligência ao monitoramento, reduzindo alarmes falsos e otimizando os esforços da autoridade portuária.
PUBLICIDADE
O OiBR será inicialmente implementado nos portos de Santos e São Sebastião, no âmbito da Comissão Estadual de Prevenção de Acidentes e Incidentes do Complexo Portuário de Santos e São Sebastião (Cepai-SP), com previsão de expansão para outras instalações portuárias do país. O sistema permitirá que fiscais utilizem uma interface mais ágil e intuitiva, com análise de ocorrências em tempo real e acesso a dados consolidados para garantir mais proteção e eficiência nas operações. Entre as ocorrências que poderão ser registradas estão incidentes com carga IMO, no estuário, com equipamentos, a bordo, em áreas operacionais e vias de acesso.