Navalshore 2024

Porto de Santos Brasil S.A. inaugura o Terminal 4

Localizado na Margem Esquerda do Porto, o Terminal 4 possui 112 mil m² de área e 220 metros de berços de atracação.
Da Redação
São Paulo - Uma cerimônia especial marca a abertura do Tecon 4, novo berço de atracação do Terminal de Contêineres do Porto de Santos (Tecon), no Guarujá (SP), na próxima terça-feira (19). A inauguração oficial será realizada pelo Ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, e pelo presidente da Santos Brasil S.A., Wadji Jasmim. A cerimônia começa às 10h, com um brunch e com a presença de dezenas de autoridades.
Localizado na Margem Esquerda do Porto, o Terminal 4 possui 112 mil m² de área e 220 metros de berços de atracação. A obra é uma ampliação das instalações do Tecon Santos, que passa a contar com 980 metros de berço e 596 mil metros quadrados de pátio.
A Santos Brasil Participações S.A. é holding controladora da Santos-Brasil S.A. – operadora do Tecon de Santos, o maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado no Porto de Santos no Estado de São Paulo (“Tecon de Santos”), da Nara Valley Participações S.A. – controladora indireta da Convicon Contêineres de Vila do Conde S.A. (“Convicon”), que opera este terminal localizado no Porto de Vila do Conde, na cidade de Barcarena, no Estado do Pará, e do Tecon Imbituba S.A. – operadora do terminal de contêineres do Porto de Imbituba (“Tecon de Imbituba”), localizado na cidade de Imbituba, no Estado de Santa Catarina.
A Holding também controla a Nova Logística S.A, controladora da Mesquita S.A. Transportes e Serviços (“Mesquita), empresa pioneira na prestação de serviços logísticos para contêineres.
Tecon de Santos
O Tecon de Santos, primeiro terminal especializado em contêineres da América do Sul, possui quatro berços privativos com 980 m de extensão com 15 m de calado e 596 mil m² de área total, além de 11 guindastes ship to shore, 1 guindaste MHC para 100 tons, 22 RTGs, 29 empilhadeiras reach stackers (sendo 25 próprias e 4 alugadas), dois armazéns que ocupam uma área de 15 mil m², 3 quilômetros de trilhos dentro do terminal divididos em 4 linhas de 750 metros com capacidade para receber qualquer tipo de trem, gates com balança e modernos equipamentos de segurança que garantem monitoramento 24 horas.
Além disso, o Tecon de Santos pode utilizar, em determinadas circunstâncias, um berço público de 310 m de extensão, contíguo aos demais berços. O Tecon de Santos oferece conexões rodoviárias e ferroviárias apropriadas para atender de forma eficiente aos seus clientes. A carga dos contêineres que passam pelo terminal consiste principalmente em café, carne congelada, açúcar, auto peças, produtos químicos, eletrônicos, papel e máquinas.
A Companhia opera também o Terminal de Exportação de Veículos (TEV), especializado em operações de exportação de automóveis, caminhões, ônibus, tratores e outros veículos. O Tecon 4, área anexa ao Tecon de Santos, está localizado entre a instalação original e o Terminal de Granéis do Guarujá. Com a construção do Tecon 4, o porto de Santos conta com um berço contínuo de 1.290 metros de extensão, incluindo o berço público do TEV.(Fonte: Portugal Digital)



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira