Navalshore 2024

Porto de Santos ganha portal com vídeos em imersão 360°

Portal apresentado no AAPA Latina está sendo lançado em comemoração aos 130 anos do maior porto da América Latina e tem como objetivo aproximar do público, a fim de melhorar relação porto-cidade


 

Em 2022, o Porto de Santos (SP) celebrou 130 anos. E para comemorar a data, está lançando o site ‘Portoem360’. O portal hospedará produções em imersão 360° (efeito 3D) que colocam o espectador dentro das operações portuárias, aproximando o público. O projeto foi apresentado pela primeira vez, com o fornecimento de óculos de realidade virtual, dentro do AAPA Latino – 30º Congresso Latinoamericano de Portos, em Santos, e estará disponível para o público em geral a partir desta terça-feira (29).

Através do Portoem360, será possível conhecer virtualmente em detalhes, as vistas, locais, cargas e equipamentos que dificilmente a população poderia ter acesso. As produções têm inserções "live action", com cenas que foram gravadas dentro dos navios, nos terminais portuários, em barcos de apoio e em pontos da cidade de Santos e Guarujá, onde existem espaços de interação com o porto.

Para o produtor executivo do projeto, Silvio Reis Jr., à frente da produtora de audiovisual Release Eletrônico, “ninguém defende ou respeita aquilo que não conhece”. Por isso, ele considera essencial produzir conhecimento e buscar um envolvimento maior com o público.

Reis vê como uma das consequências diretas do baixo envolvimento entre o público e o porto, a ausência de percepção quanto às possibilidades nas áreas de formação e ingresso em carreiras profissionais relacionadas. “Conhecendo a evolução tecnológica do setor, os jovens podem planejar com melhor segurança o investimento em formação técnica”, explicou.

Além disso, o produtor acredita que a imersão possibilite a ampliação da noção da importância histórica, econômica e social; a melhoria da percepção para a opinião pública; a qualificação das abordagens; além de instrumentar os debates, principalmente sobre a relação do porto ou dos portos com as suas cidades.

O Portoem360 criará para o espectador a sensação de intimidade com o ambiente portuário. Para Luiz Claudio Lopes, roteirista, ao assistir aos vídeos o público vai se sentir transportado para o local da imagem. “Com a imersão 360°, conseguimos colocar o espectador literalmente dentro de um navio, em locais que raríssimas pessoas têm a chance de acessar”, destacou.

Os vídeos para o portal têm imagens captadas com imersão 360° com câmeras de 8K, com estereoscopia, mais comumente chamado de efeito 3D. A sonorização, a edição e a finalização foram feitas em softwares apropriados. As primeiras cinco edições fazem parte do pacote contemplado com o Edital do Proac, com os títulos ‘O Porto’; ‘Navios e Coordenação’; ‘Operação Contêiner’; ‘Operação Açúcar’; e ‘Operação Celulose’. Há ainda a possibilidade de levar o projeto para outros complexos portuários. O hotsite estará hospedado no endereço específico com o nome do projeto e também no Youtube.

PUBLICIDADE




   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira