Receba notícias em seu email

MSC

Porto de Santos implantará rede privativa 5G

A Autoridade Portuária de Santos (APS) firmou um convênio com o Itaipu Parquetec para implantar uma rede privativa 5G no Porto de Santos. O projeto, com prazo de execução de 36 meses, visa modernizar a infraestrutura tecnológica do porto, ampliando a capacidade de transmissão de dados e permitindo maior automação de processos logísticos, monitoramento avançado e integração de tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial.

A implantação ocorrerá de forma gradual, começando por áreas estratégicas como o Ponto de Inspeção Naval, a sede da APS e o Parque Valongo. O plano inclui testes para validar soluções inovadoras, como drones para inspeção subaquática e aérea, câmeras de segurança automatizadas e sistemas de controle de acesso.


PUBLICIDADE



A iniciativa segue a tendência global de digitalização portuária, adotada por portos como Hamburgo, Roterdã e Barcelona, que já utilizam redes 5G para otimizar operações. Com esse avanço, o Porto de Santos busca se posicionar entre os mais eficientes da América Latina, fortalecendo sua competitividade no comércio internacional.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira