O Porto de Santos vai inaugurar, na próxima quinta-feira (14), um sistema Onshore Power Supply (OPS) no cais da curva do armazém 23. Com a nova infraestrutura, até três rebocadores poderão ser abastecidos simultaneamente com energia limpa diretamente do cais, desligando os geradores a diesel enquanto estiverem atracados. A eletricidade fornecida aos rebocadores é 100% renovável e oriunda da hidrelétrica de Itatinga, contribuindo para a redução de 8,4 toneladas diárias de dióxido de carbono, além de 165 kg de óxidos de nitrogênio, 21 kg de dióxido de enxofre e 6 kg de material particulado.
Essa iniciativa, uma parceria entre a Autoridade Portuária de Santos (APS), o Sindiporto e as cinco empresas que operam rebocadores no porto, busca minimizar o impacto ambiental das operações portuárias e representa uma transformação sustentável para a região. Além deste ponto de eletrificação no armazém 23, o Porto de Santos já conta com outra infraestrutura de OPS no Cais da Marinha, dedicada ao atendimento das embarcações da Marinha do Brasil.
PUBLICIDADE
O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou a importância do projeto ao afirmar que o projeto coloca o Porto de Santos na vanguarda global das iniciativas sustentáveis em portos, alinhando-o com as metas internacionais de descarbonização e contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental e da relação porto-cidade. A APS também tem planos para ampliar essa infraestrutura com a instalação de mais cinco painéis de eletrificação até o final de 2025.