Ecobrasil

Porto de São Sebastião cotado para envio de nova remessa de tubos para gasoduto da Petrobras

Litoral Norte - O Porto de São Sebastião tem grandes possibilidades de, mais uma vez, servir de base l ogística para o envio ao alto mar de tubulações de mais um gasoduto da Petrobras, a exemplo da carga do Projeto Mexilhão, que abastecerá a Base de Gás de Caraguatatuba. Desta vez, os tubos irão para um grande empreendimento denominado Projeto Sul Norte Capixaba, no Espírito Santo. Este foi um dos assuntos tratados na reunião do CAP - Conselho da Autoridade Portuária nesta segunda-feira (06/12), na CDSS – Companhia Docas de São Sebastião. O prefeito Ernane Primazzi, que também é conselheiro do CAP, participou do encontro e levou a preocupação da municipalidade com relação ao transporte de cargas em direção ao porto nos próximos meses, uma vez que a previsão é que a região receba um número de turistas maior nesta temporada de verão em relação ao ano passado.

A respeito da nova carga de projeto off shore, o diretor de Gestão Portuária da CDSS, Paulo Rogério de Souza Almeida, revelou que o assunto será definido em poucos dias. Ele adiantou que serão cerca de 150 quilômetros lineares de tubos a serem remetidos ao litoral do Espírito Santo, que totalizam algo em torno de 60 mil toneladas, além de outras cargas periféricas do empreendimento.

Paulo Rogério também detalhou como anda o processo de dragagem do porto sebastianense que, segundo ele, deve ser concluído na primeira quinzena de janeiro, elevando a profundidade no berço de atracação para 10 metros. O diretor apresentou aos conselheiros, ainda, um novo sistema de monitoramento da estrutura do cais sebastianense. O presidente da CDSS, Frederico Bussinger, disse que esse é o mesmo sistema de monitoramento que acompanha a movimentação das estruturas da Torre Eifel, em Paris e da nova Ponte Estaiada, na capital paulista.     

Já o prefeito Ernane Primazzi, ao demonstrar preocupação com o fluxo de cargas em direção ao porto na temporada de verão, disse que a Divisão de Tráfego da prefeitura vai encaminhar ofícios à CDSS para que município e porto possam fazer um trabalho coordenado e evitar transtornos no trânsito da área central. O chefe do Executivo também antecipou no CAP que a Ditraf irá realizar uma alteração na mão de direção na região do início da Avenida Guarda Mor Lobo Vianna, exatamente para facilitar o tráfego dos caminhões em direção ao porto.

O presidente da CDSS agradeceu ao prefeito Ernane pela defesa que o município tem feito, inclusive na mídia, do projeto de ampliação do Porto de São Sebastião. Sobre este projeto, Bussinger informou que aguarda para ainda este mês o parecer do IBAMA e que a retomada das audiências públicas para debate do projeto com a comunidade deve ocorrer no primeiro trimestre do ano que vem. Na reunião foi informado que a CDSS participará da Mostra Educacional, promovida pela Secretaria de Educação de São Sebastião, no período de 9 a 11 de dezembro, na Rua da Praia, prestando esclarecimento ao público sobre o projeto de ampliação da zona portuária. 

A cabotagem, transação mercadológica entre portos brasileiros, também foi assunto na reunião do CAP e poderá ser uma positiva novidade do porto sebastianense em 2011. O assunto já está sendo tratado junto a empresários ligados à FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo que analisam a viabilidade econômica de remessa de mercadorias pelo mar ao invés de transportá-las por caminhões, notadamente em direção ao nordeste brasileiro.

Também como forma de incrementação das atividades portuárias, a CDSS montou uma comissão de marketing encarregada de “vender a imagem do porto” em feiras e eventos do setor. Os conselheiros do CAP consideraram interessante a presença de um funcionário da prefeitura no acompanhamento desse trabalho, bem como participando das chamadas “caravanas” de operadores portuários do município, que pretendem viajar para regiões estratégicas na busca de novas cargas para São Sebastião.

Fonte: Notícias de São Sebastião/Saulo Almeida

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira