Até o final do próximo mês, a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) terá concluído o projeto da nova sinalização do canal de acesso ao Porto de Vitória, que proporciona maior segurança aos condutores das embarcações que utilizam os vários berços do Porto de Vitória.
Quando o projeto estiver concluído, o canal terá 24 boias articuladas (hoje são oito) e 10 faroletes (atualmente em sete). O principal ganho é o aumento da segurança para navegação.
Segundo o coordenador de Obras e Manutenção da Codesa, Edinaldo Lepaus, as boias e os faroletes estarão distribuídos ao longo do canal de navegação desde o porto até a direção da Ilha do Boi e Morro do Moreno. O custo do projeto da nova sinalização é de R$ 504 mil.
A nova sinalização, embora contribua para aumentar a segurança, não vai resolver um problema antigo dos usuários do porto: a entrada e saída das embarcações à noite. Aquelas com restrição para navegar nesse período, por conta da pouca profundidade na área da bacia de evolução continuarão com o problema até que seja concluída a obra de aprofundamento.
Dragagem
A dragagem de aprofundamento do canal de navegação do Porto de Vitória está em curso. A obra foi licitada e contratada pela Secretaria Especial de Portos (SEP) e, quando o trabalho for concluído, todo o canal de acesso ao porto terá 14 metros de profundidade, possibilitando a entrada de navios de maior porte e facilitando as manobras.
Fonte: A Gazeta/Vitória,ES
PUBLICIDADE