Pela primeira vez, o Porto do Açu, localizado em São João da Barra (RJ), realizou exportação de um carregamento de ferro gusa ("pig iron"), expandindo o portfólio crescente de novas cargas movimentadas pelo Terminal Multicargas (T-Mult). O carregamento de 36 mil toneladas tem como origem a região metropolitana de Belo Horizonte (MG) e seu destino é a China, importante parceiro comercial do Porto do Açu.
Para o gerente comercial da Porto do Açu Operações, Filipe Segantine, a nova carga reforça o Porto do Açu como alternativa logística para a região Sudeste, em especial para o mercado de Minas Gerais. “A entrada do Açu na rota de exportação de ferro gusa é muito positiva para a cadeia logística no Sudeste, pois aumenta o equilíbrio da matriz de cargas de importação e exportação, otimiza o fluxo logístico e traz redução de custos para todos os clientes. Como iniciativa privada, nós temos condições de atender as necessidades específicas de cada cliente, entendendo cada demanda, tipos de cargas e planejando da melhor forma cada nova parceria”, declarou.
PUBLICIDADE
A operação foi concluída com uma média de embarque de 15,3 mil toneladas/dia, resultado acima do mercado. “A expertise dos profissionais que atuam no terminal, somada ao uso de equipamentos de alta produtividade, possibilitou este ganho operacional. Com o resultado positivo para a primeira operação, o Açu se posiciona como uma nova alternativa para o escoamento desta carga”, afirmou o gerente-geral de Operações da Porto do Açu, Marcelo Patrício.
Em operação desde 2016, o T-Mult já movimentou quase dois milhões de toneladas, sendo que 65% deste montante teve como origem ou destino o estado de Minas Gerais. Além disso, o terminal já recebeu aproximadamente 118 embarcações e expediu mais de 56 mil carretas.
O terminal está homologado para receber embarcações com calado de até 13,1 metros, o que permite a atracação de navios do tipo Panamax, e conta com 500 metros de cais.