A efen e a Wilson Sons realizaram no final de março o primeiro abastecimento com HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) do setor marítimo brasileiro. A operação inédita foi conduzida no Terminal de Líquidos do Açu (TLA), da Vast Infraestrutura, em São João da Barra (RJ), marcando o início dos testes do diesel verde em rebocadores da Wilson Sons. O combustível, importado pela efen e aprovado pela ANP em fevereiro, substitui o óleo diesel marítimo e pode reduzir em mais de 80% as emissões de CO₂ equivalente considerando seu ciclo de vida completo.
A operação visa avaliar eficiência, impactos na manutenção e desempenho ambiental. A Wilson Sons, com frota superior a 80 embarcações, vê no HVO uma solução compatível com seus motores e alinhada às metas de descarbonização da empresa. A Vast, responsável pela infraestrutura da operação, projeta ampliar o TLA com tanques para armazenagem e adição de biocomponentes, visando transformar o local em um hub para diversos líquidos, como etanol, lubrificantes e combustíveis claros. O CEO do Porto do Açu, Eugenio Figueredo, destacou a importância do HVO na estratégia de industrialização de baixo carbono do complexo, que também abriga projetos com hidrogênio verde e amônia.
PUBLICIDADE
A Wilson Sons acredita que, por ser um combustível 100% compatível com os motores de sua frota, o uso do HVO representa um passo significativo na jornada de redução de emissões. "Somente com parceiros alinhados em busca de uma operação mais sustentável, teremos nossos objetivos de descarbonização alcançados. Com Porto do Açu, Vast e Efen, temos certeza que estamos no caminho certo", ressaltou o diretor-executivo de Rebocadores da Wilson Sons, Marcio Castro.