O Porto do Itaqui deu um passo significativo em sua jornada de descarbonização. Na quinta-feira (23), a Valenciaport, parceira estratégica, concluiu a fase de diagnóstico do plano abrangente de descarbonização. O objetivo é tornar o Itaqui o primeiro porto público do Brasil a ter um Plano de Descarbonização.
Esta etapa envolveu o mapeamento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em todo o complexo portuário, abrangendo desde as operações portuárias até os diversos atores da comunidade do porto. Os resultados do diagnóstico e as estratégias propostas para a segunda fase do plano de descarbonização foram apresentados à diretoria da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que administra o Porto do Itaqui. Em seguida, os representantes da Valenciaport estiveram com os operadores portuários e demais membros da comunidade portuária para compartilhar os resultados do diagnóstico e discutir as ações conjuntas para a aplicação do plano.
PUBLICIDADE
Com base no diagnóstico, será possível traçar um caminho estratégico para reduzir significativamente as emissões de GEE. O presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, destacou a importância do plano: “Com esse plano, o Porto do Itaqui incentivará outros portos e empresas a promoverem a defesa do planeta e práticas ESG. Além disso, um porto comprometido com a redução de emissões torna suas cargas mais competitivas.