O Porto do Itaqui (MA) implementou um sistema de monitoramento a contrabordo em todos os seus nove berços de atracação, tornando-se o primeiro porto público no Brasil a adotar essa tecnologia em larga escala. A nova ferramenta tem como objetivo aprimorar o controle sobre o tráfego marítimo, prevenindo incidentes e aumentando a segurança portuária.
Com esse novo monitoramento, é possível identificar, em tempo real, qualquer irregularidade que possa representar risco às operações, navios ou instalações. A área marítima ao redor dos berços será monitorada de forma constante e precisa, permitindo maior controle das embarcações.
PUBLICIDADE
Além disso, o sistema busca impedir a aproximação de embarcações não autorizadas e atividades ilícitas, melhorando a comunicação com as autoridades de segurança marítima. Segundo Marão Neto, gerente de segurança portuária, a tecnologia permitirá uma resposta rápida a atividades suspeitas, garantindo maior controle nas operações.
Um ponto crucial do sistema é a Ilha de Guarapirá, cuja localização estratégica viabiliza uma vigilância eficiente das áreas de tráfego marítimo intenso, ampliando a segurança das operações ao redor do porto.