A primeira etapa da reforma e adequação do armazém sete do porto do Recife para a recepção de cerca de 3.000 passageiros simultaneamente será inaugurada no dia 4 de novembro, quando está previsto o início da temporada de cruzeiros 2010-2011 em Pernambuco. A expectativa é que o porto receba os mesmos 74.000 turistas da temporada passada; já o número de navios deve cair de 81 para 62. A obra, iniciada em maio, custou R$ 1,5 milhão, verba do Estado.
PUBLICIDADE
Na segunda quinzena, vai ser lançado o edital para instalação do terminal marítimo de passageiros. A obra vai custar R$ 19 milhões, verba do PAC 2. Depois das duas etapas, o terminal antes utilizado para transporte de cargas vai contar, além do receptivo inaugurado em novembro, com estacionamento, praça de alimentação, salão para parentes de passageiros e postos de órgãos como Receita e Anvisa. Não há prazo estabelecido para o início nem para o término do projeto.
Até a Copa de 2014, o armazém oito, que hoje opera apenas com cargas, deverá ser integrado ao sete para o transporte de passageiros. Os armazéns 10 a 14 também sofrem reformas, mas essas são ligadas ao Revap (Programa de Revitalização de Áreas Portuárias do Recife).