Suspensos no ano passado, em todo o Brasil, por causa da pandemia da Covid-19, os navios de passageiros voltaram a atracar no Porto do Rio de Janeiro e devem aquecer a economia carioca neste verão. Durante a temporada de cruzeiros 2021/2022, iniciada no dia 1° de dezembro e com término programado para 11 de maio de 2022, o Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá receberá 60 atracações de 25 navios, com aproximadamente 170 mil pessoas.
Desde outubro, quando ocorreu a liberação dos cruzeiros pelo Governo Federal, a empresa arrendatária do terminal marítimo de passageiros, Pier Mauá, junto à Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), autoridade portuária responsável pela administração do Porto do Rio de Janeiro providenciaram a estrutura e as medidas necessárias para atender aos protocolos estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
PUBLICIDADE
Os procedimentos de segurança determinados pela Anvisa incluem: apresentação, antes do embarque, do certificado de vacinação completa contra a COVID-19 e da testagem negativa (RT-PCR feito até 72h ou teste de antígeno feito até 24h antes); lotação máxima limitada a 75% da capacidade de passageiros; higienização das embarcações; espaçamento a bordo de 1,5 metros entre grupos diferentes; separação de cabines para isolamento de casos suspeitos; aprovação prévia dos protocolos de cada navio pela Anvisa; notificação diária da situação de saúde a bordo pela embarcação; entre outras ações preventivas.
O Rio de Janeiro é o estado com maior quantidade de destinos para os viajantes de cruzeiros. Além da capital, Búzios, Angra dos Reis, Ilha Grande e Cabo Frio também recebem passageiros. MSC "Preziosa", "Costa Fascinosa", "Ocean Explorer", "Celebrity Infinity", "Celebrity Silhouette" e "MS Seven Seas Voyager" são alguns dos transatlânticos que atracarão no Porto do Rio de Janeiro nesta temporada.