Na última sexta-feira (15), o Porto do Rio Grande completa 98 anos de história, em um momento de grandes perspectivas. Apesar de a nagevação estar estabelecida em Rio Grande desde o século 18, em 15 de novembro de 1915, foi inaugurado o primeiro trecho de cais do Porto Novo, numa extensão de 500 metros, logo entregues à operação. Desde meados do século 19, era utilizado um pequeno porto, localizado onde hoje é o Porto Velho, no centro da cidade, frequentado principalmente por embarcações à vela.
Atualmente, com os investimentos do Governo do Estado, através da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) e da Secretaria de Portos da Presidência da República, diversos projetos estão em desenvolvimento para a expansão e a modernização da estrutura portuária. Único porto marítimo do RS e o mais meridional do Brasil, o Porto do Rio Grande é um importante instrumento de desenvolvimento socioeconômico e ambiental do governo gaúcho e brasileiro.
No último ano, o porto registrou recordes de movimentação, ultrapassando 30 milhões de toneladas movimentadas. O Porto do Rio Grande está em destaque no ranking dos portos de acordo com uma pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Entre cem portos avaliados no estudo, o Porto do Rio Grande ocupa o 1º lugar no Brasil e o 7º lugar no mundo em eficiência portuária para movimentação de grãos. Já segundo pesquisa feita pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), Rio Grande está em 6º lugar em valores exportados no Brasil. Além disso, conforme ranking divulgado pela Antaq, o porto está em 4º lugar em movimentação geral de mercadorias entre os portos brasileiros.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE