A RightShip anunciou parceria com o Porto Sudeste, localizado em Itaguaí (RJ), para começar a utilizar seu Portal de Emissões Marítimas (MEP) pela primeira vez na América Latina.
O objetivo é calcular as emissões dos navios e identificar áreas de oportunidade para reduzir o impacto ambiental. Ajuda os portos e terminais a medir e gerir eficazmente as suas emissões, apoiando estratégias de descarbonização.
PUBLICIDADE
O Porto do Sudeste anunciou recentemente a meta de reduzir suas emissões de GEE de escopo 1 e 2 de suas operações em 50,4% até 2033 em comparação com o ano base de 2021. As emissões de escopo 3 representam um dos principais desafios para o setor de portos e terminais. A adoção do MEP fornece ao Porto Sudeste uma ferramenta para monitorar e reduzir também as emissões de escopo 3.
Ulisses Oliveira, diretor de Sustentabilidade do Porto do Sudeste, disse: “Nosso objetivo no Porto do Sudeste é manter os mais altos níveis de sustentabilidade e eficiência. Ao nos associarmos à RightShip, podemos obter dados precisos e insights valiosos para medir as emissões dos navios no porto e criar estratégias eficazes para reduzir a nossa pegada ambiental”.