Ontem, quinta-feira (11), a Secretaria de Portos autorizou a instalação de Terminal de Uso Privado (TUP) do Terminal de Granéis de Santa Catarina (TGSC). O terminal localizado em área contígua ao Porto Organizado de São Francisco do Sul (SC) atenderá a exportação de granéis vegetais, como soja e farelo de soja e milho. A previsão para a construção do terminal é de 18 meses.
A autorização para a instalação do empreendimento atende às orientações da nova Lei dos Portos e faz parte dos esforços do governo federal para dar mais efetividade à logística portuária nacional. “Este projeto demonstra a confiança do setor privado no Brasil e no estado de Santa Catarina. O empreendimento, sem dúvida, faz parte desta nova logística moderna que o governo federal tem procurado dar ao país para exportar mais facilmente nossas riquezas”, afirmou o ministro César Borges.
O projeto prevê a implantação de um píer avançado ligado por uma ponte de acesso à retroárea do terminal, onde serão instalados os armazéns e a estrutura de recepção de grãos por esteiras ligadas ao Porto de São Francisco do Sul.
A expectativa é que o novo terminal responda pela movimentação de seis milhões de toneladas por ano com investimento de R$ 4 milhões.
Fonte:Secretaria de Portos
PUBLICIDADE