O Porto Itapoá realizou no último dia 2 de abril a primeira operação com navios Rol-On Rol-Off, para movimentação de automóveis do BMW Group. Na operação (foto), foram desembarcados dezenas de veículos importados dos Estados Unidos, posteriormente transferidos para o pátio do fabricante, em Araquari (SC).
Inaugurado em junho de 2011, localizado no norte de Santa Catarina, hoje o Porto Itapoá já é o sexto maior do país em movimentação de contêineres, de acordo com a ANTAQ. Totalmente privativo, Itapoá registrou um aumento de 25,5% no volume de contêineres no longo curso neste primeiro trimestre de 2017, em comparação ao mesmo período do ano passado.
PUBLICIDADE
Em 2016, Itapoá foi um dos quatro terminais de contêineres brasileiros a registrar crescimento, a despeito da recessão econômica. Movimentou no ano passado 547 mil TEUs, com crescimento de 2,3% em relação a 2015. Sua participação no mercado hoje, entre todos os terminais do país, é de 6,3%. Com as obras de expansão iniciadas em outubro passado, o Porto quadriplicará a sua capacidade de movimentação para pouco mais de 2 milhões de TEUs/ano.
BMW - O BMW Group instalou-se em Santa Catarina em 2014 e, desde então, o Porto Itapoá tem sido uma das principais alternativas portuárias para a operação de importação e exportação em contêineres para o fabricante.
Contudo, esta é a primeira vez que a operação ocorre com navios especiais de carga Rol-On Rol-Off, especialmente para atender à montadora alemã.
Para o Porto Itapoá, a importância deste evento reflete o compromisso do Terminal em oferecer soluções logísticas completas para seus parceiros.
O BMW Group é um dos principais clientes de Itapoá. Esta demanda específica de operação Rol-On Rol-Off há muito vinha sendo estudada pelas equipes de ambas as empresas.