Coordenados pelo professor Renato Robert, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), um grupo de 39 alunos do curso de Engenharia Florestal visitará o Porto Organizado de Porto Velho no dia 30 deste mês, através do “Projeto de Imersão Científica em Florestas Sustentáveis- Brasil Norte/Sul”, promovido pela UFPR juntamente com a disciplina de Gestão do Abastecimento Florestal (AT-431). A ideia é conhecer de perto a realidade do manejo florestal sustentável da Amazônia brasileira e do Cerrado, e a utilização de sistemas de exploração de impactos reduzidos para a colheita de madeira na região.
Como este ano foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sendo o Ano Internacional das Florestas, a viagem dos estudantes de Engenharia Florestal será toda filmada para a elaboração de um documentário científico sobre os diversos panoramas das florestas. No Porto Organizado de Porto Velho, os alunos terão a oportunidade de conhecer a logística e as atividades relacionadas ao transporte fluvial de madeira, e ainda os dados sobre a hidrovia Porto Velho/Manaus para acrescentar à tese de doutorado sobre o escoamento de produtos florestais pela mesma. Com o apoio da Universidade Federal do Acre e Universidade Federal do Mato Grosso o projeto será enriquecido pelas informações técnicas do transporte fluvial da madeira proveniente do Estado do Acre até a Capital portovelhense, seguindo para os portos de exportação em Manaus e Belém.
A tese de doutorado da turma tem o tema: Influência logística no escoamento da produção florestal do Estado do Acre, através da exportação pela costa do Pacífico e pela região Sul do Brasil. O Diretor Presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH) , Mateus Santos Costa, irá proferir uma Palestra aos alunos, onde irá discorrer sobre as perspectivas relacionadas ao transporte hidroviário na bacia Amazônica, bem como o quadro estatístico de movimentação de cargas dos últimos quatro anos realizadas através do Porto Organizado de Porto Velho.
Fonte: SOPH
PUBLICIDADE