A expectativa é que no fim do ano o cais já esteja finalizado e o porto passe pelos primeiros testes
O Porto de Luís Correia deve receber as primeiras embarcações, em caráter experimental, no fim deste ano. Essa é a previsão apontada pelo diretor do Departamento de Desempenho Operacional da Secretaria Nacional dos Portos, Wilson do Egito, que participou de reunião com o governador Wilson Martins, nessa quarta-feira (30), no Palácio de Karnak.
Segundo o representante da Secretaria dos Portos, a expectativa é que no fim do ano o cais já esteja finalizado e o porto passe pelos primeiros testes com navios, mas as embarcações ainda não irão atracar, pois a construção do pátio, com os armazéns e a estrutura logística do Porto, integra uma próxima etapa do projeto.
“Viemos comunicar ao governador que a questão burocrática da obra está bem encaminhada. Temos R$ 28 milhões empenhados pelo PAC 2 para obras da dragagem e já foram empenhados R$ 54 milhões para essa etapa da obra que já está em andamento”, afirmou Wilson do Egito.
Depois dos primeiros testes, está previsto para 2012 o início das obras de dragagem do Porto. No projeto, a previsão é que a dragagem permita que navios com até 70 metros atraquem no local, carregando até 70 mil toneladas.
Para Wilson do Egito, a conclusão do Porto de Luís Correia tem um caráter emblemático. “Eu sou piauiense e há 30 anos já era engenheiro, inclusive, já trabalhei nesse projeto do Porto, que agora está caminhando bem. É uma obra emblemática, não só pelo tempo que demorou a ser realizada, mas pelo impacto que pode causar para a sociedade, o litoral e o Piauí como um todo”, disse.
O Porto de Luís Correia é fundamental para o projeto de desenvolvimento e estruturação do Governo do Estado. Com a instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Parnaíba, o Porto se torna obra prioritária para alavancar as exportações no Piauí.
Fonte: 180graus.com
PUBLICIDADE