A Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) iniciou nesta terça-feira (2) o processo de treinamento para a implantação do Porto Sem Papel (PSP) no Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O curso será realizado até amanhã (5) com representantes da Superintendência do Porto, Marinha do Brasil, Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e outras Agências de Navegação.
O objetivo do projeto é modernizar e otimizar a estadia das embarcações nos portos marítimos do país por meio de um único portal de informações.
O coordenador-geral de Integração de Sistemas de Informação da SEP, José Roberto Bastos Fernandes, realizou para os presentes uma apresentação detalhada da dinâmica de funcionamento do sistema realizada por gerentes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
De acordo com a SEP, o porto de Rio Grande, estratégico para o país, precisa dispor de ferramentas que agilizem o seu funcionamento de forma a aumentar a excelência nas operações. Além disso, o projeto contribui com a preservação do meio ambiente, causa que o Porto do Rio Grande já tem compromisso.
O Porto Sem Papel (PSP) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e é considerado pela SEP como a Janela Única Portuária Brasileira. A implantação deve ocorrer até o final do primeiro semestre de 2013, envolvendo a participação das autoridades portuárias dos 34 portos públicos do Brasil.
PUBLICIDADE