A direção do Porto Sudeste informou que recebeu, na última quarta-feira (5), o maior navio já operado no terminal privado, localizado em Itaguaí (RJ): o VL Prime, embarcação do tipo VLCC (Very Large Crude Carrier) com capacidade de transportar dois milhões de barris de petróleo, aproximadamente 320.000 toneladas.
Segundo a administração portuária, o barco chegou vazio, vindo da China, foi carregado com um milhão de barris de petróleo. Em seguida, a embarcação deixou o terminal fluminense com destino ao Porto de Santos para receber mais óleo e de lá seguirá para o Porto de Roterdã, na Holanda.
PUBLICIDADE
O gerente de operações com granéis líquidos do Porto Sudeste, Victor Pessoa, explicou que a operação durou cerca de 18 horas e foi avaliada como um avanço em termos de competitividade logística e de capacidade operacional para o terminal. ”A possibilidade de operar navios do tipo coloca o Porto Sudeste em um patamar competitivo com terminais internacionais”, disse Pessoa.
Ele informou que até então o navio de maior porte que havia sido operado no terminal fora o graneleiro Cape Apolo, do tipo Woxmax, com capacidade para 250.000 toneladas. A embarcação do foi carregada no Porto Sudeste com minério de ferro.
















