Navalshore 2024

Portocel inova com equipamento que amplia segurança e produtividade na movimentação de celulose

O spreader automático foi desenvolvido pelo Terminal com o apoio dos parceiros Pöyry, Forte Mar e Saur

O Porto Portocel, localizado em Aracruz (ES), vai colocar em operação um equipamento que estabelece um novo patamar de eficiência na movimentação de celulose: o spreader automático, que leva a celulose até o porão dos navios. Construído com base nos pilares de segurança, produtividade e inovação, o equipamento nasceu da inquietação das próprias equipes do terminal portuário, que se debruçaram sobre o tema nos últimos anos em busca de uma solução que contribuísse para tornar mais eficiente o embarque de celulose nos navios.

Concebida a solução, o porto contou com as parcerias da Pöyry, da Forte Mar e da Saur para o desenvolvimento conceitual do projeto e sua execução, cada qual com sua expertise. “O spreader automático é resultado de um intenso trabalho de estudo, planejamento e desenvolvimento de soluções de engenharia inovadoras e sustentáveis, processo que contou com o trabalho incansável de nossas equipes e com parcerias importantes, colocando nosso porto em um novo patamar na movimentação de celulose”, destaca Alexandre Billot Mori, gerente executivo de Operações Portuárias da Portocel.

PUBLICIDADE

Incatep


O novo equipamento faz o engate automático dos fardos de celulose que são içados para o porão dos navios. Com ele, o Portocel amplia espaço para expandir serviços e explorar novas oportunidades de negócio. O spreader automático está em fase de testes e expectativa é de que a operação em escala seja iniciada nos próximos meses. O equipamento já vem despertando o interesse de outros portos que movimentam celulose ao redor do mundo.

A Forte Mar, empresa sediada em Aracruz e que fez parte desse projeto, destaca a importância dessa realização: “Estar junto com Portocel em um projeto que vai dar um salto gigantesco no processo de embarque é um ponto alto na história de qualquer companhia. Me sinto honrado por fazer parte dessa história e que é o pontapé inicial para alavancar novas tecnologias e processos nessa área”, salienta Agostini Ribeiro, engenheiro mecânico da empresa.

A Saur, empresa que desenvolve soluções para movimentação de carga, pontua que o novo equipamento é um passo importante para a melhoria da performance da operação portuária conectada à cultura de inovação. “Devido à sua excelência operacional, Portocel é o case perfeito para a modernização desse processo de carregamento, credenciando o equipamento para que essa inovação possa avançar com confiança e credibilidade também para outros portos”, disse Clayton Dill, engenheiro da Saur.

Uma das principais fornecedoras do mundo em serviços de engenharia para terminais portuários, a Pöyry, acrescenta que o spreader automático incorpora os melhores conceitos de segurança e sinergias operacionais visando alcançar todas as necessidades no carregamento de navios de celulose. “Esse tipo de atuação da engenharia da Pöyry reforça o nosso permanente compromisso de estar junto a cada um dos nossos clientes, trabalhando para que suas necessidades sejam alcançadas, reforçando a nossa visão de construir o futuro e acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável”, observa Carlos Afonso Saias, gerente de Infraestrutura, Logística e Projeto Especiais da empresa.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira