O Terminal Portuário seguiu a tendência nacional e registrou maior número de importações do que exportações.
A Portonave S/A Terminais Portuários de Navegantes movimentou, em janeiro, 45.250 TEUs (unidade de medida referente a um contêiner de 20 pés), e recebeu 52 navios. O resultado é o melhor para o período, sendo 5% superior a movimentação do mesmo mês do ano passado.
O Terminal Portuário seguiu a tendência nacional e registrou maior número de importações do que exportações. No total, entraram pela Portonave 16.772 TEUs e foram enviados ao exterior 15.768 TEUs. A Portonave também movimentou 11.534 TEUs vazios. O restante dos contêineres foi movimentado por operações de shift (dentro do próprio navio, para melhor reposicionamento de carga) e restow (desembarcados temporariamente antes de serem reembarcados no mesmo navio).
"Para o Terminal é um bom resultado, pois obtivemos um avanço para o mês de janeiro em um ano em que muitas análises apontavam para um acirramento da crise em alguns países e que pode influenciar a economia no Brasil,", analisa o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.
Terminal Frigorífico
A Iceport - Terminal Frigorífico de Navegantes S/A, encerrou janeiro com uma movimentação de cerca de 18 mil toneladas. O recorde da empresa foi atingido em novembro, ao movimentar mais de 25 mil toneladas.
Tendência
Segundo números divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, as importações somaram Us$ 17,43 bilhões em janeiro, recorde para o mês, registrando um crescimento de cerca de 12% frente
ao mesmo período do ano passado. As exportações somaram U$ 16,14 bilhões, com crescimento de 1,6% comparando com janeiro de 2011.
Fonte: Portal Economia SC
PUBLICIDADE