O Porto de Maceió e o porto jamaicano de Kingston Wharves iniciaram projetos para novos planos de gerenciamento de resíduos portuários, com o objetivo de proteger o ambiente marinho da poluição causada por navios. As iniciativas foram iniciadas durante workshops realizados em dezembro em Maceió e Kingston por representantes das autoridades marítimas e portuárias nacionais, com o apoio da equipe e consultores da IMO.
Os planos de gerenciamento de resíduos portuários incluem processos e procedimentos práticos para garantir a conformidade com as regulamentações globais definidas no Anexo V da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (Marpol).
PUBLICIDADE
Como parte do GloLitter Partnerships Project, o objetivo dos workshops foi aumentar a capacidade parceiros de reduzir o lixo plástico dos navios. Os planos de gerenciamento de resíduos portuários, elaborados durante os workshops, serão finalizados pelas partes interessadas e submetidos às autoridades nacionais para consideração final e adoção.
Os dois países compartilharão a experiência de elaboração com outros países parceiros posteriormente.
Sobre a GloLitter Partnerships
Essas atividades foram implementadas como parte do GloLitter Partnerships Project, que visa reduzir o lixo marinho das indústrias de transporte marítimo e pesca. O projeto é financiado pelo governo da Noruega, com cofinanciamento da Australian Maritime and Safety Authority e do Reino da Arábia Saudita, implementado pelo OceanLitter Programme da IMO, em parceria com a Food and Agriculture Organization (FAO) das Nações Unidas.