Os portos da região Nordeste movimentaram, nos primeiros oito meses de 2025, 213,9 milhões de toneladas de cargas, superando em 1,14% o volume do mesmo período do ano passado e registrando a maior movimentação desde 2021, segundo dados divulgados na última quarta-feira (29) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). De acordo com a Agência, na movimentação de contêineres, foi registrado no período aumento de 10,68%, com 14 milhões de toneladas, e na de carga geral, de 2%.
O maior crescimento percentual na região foi o do Porto de Itaqui, no Maranhão, de 8,45%, com 24,8 milhões de toneladas movimentadas, principalmente de combustíveis e de grãos. No mesmo estado, o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, principal porta de saída de minério de ferro, foi o líder do Nordeste em volume, com 110,4 milhões de toneladas, o que representou alta de 1,55% em relação ao mesmo período do ano anterior.
PUBLICIDADE
A Antaq explicou que a movimentação de soja cresceu 17% de janeiro a agosto nos portos do nordestinos com 16,1 milhões de toneladas, das quais 12,5 milhões passaram por Itaqui e 6,63 milhões de toneladas pelo Terminal Portuário Cotegipe, na Bahia. No terminal baiano, o crescimento foi de 75% em relação ao mesmo intervalo de 2024.
O ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, creditou os resultados a investimentos na infraestrutura portuária da região. “O desempenho do Nordeste, com crescimento superior à média nacional, mostra que os investimentos estão gerando resultados concretos”, afirmou.

















