Os portos públicos do Paraná participam até amanhã (22), da 38ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens – ABAV 2010 e Feira das Américas, o maior evento do setor do continente americano e que acontece no Rio de Janeiro. Os terminais paranaenses estão sendo apresentados como alternativa turística e possível ponto de escala de cruzeiros marítimos.
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) deve aproveitar o evento para conversar com empresas do setor e mostrar que está se preparando para atender as condições técnicas necessárias para receber navios de turismo já na próxima temporada.
A Feira, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, é considerada como uma das mais importantes da América do Sul e reúne a cadeia produtiva do turismo para trocar informações, conhecer novos produtos e ter contato com as principais tendências da área.
Até o encerramento do evento, são esperados mais de 24 mil visitantes e cerca de 800 expositores, vindos de 40 países.
“Essa é uma oportunidade de conversar com operadores e empresários, apresentar o Porto de Paranaguá e mostrar todo o potencial turístico do Litoral paranaense. Estamos dispostos a fazer o que for necessário para recepcionar os navios de passageiros e entendemos que a Feira permitirá discutir sobre isso com quem pode tornar esta vontade em realidade”, destacou o superintendente da Appa, Mario Lobo Filho.
A Administração já mantém negociações com empresas como a MSC Cruzeiros e Inchcape Shipping Services, líder mundial no agenciamento marítimo. “Além de atender as exigências técnicas, no que estamos trabalhando, é necessário medir o apelo turístico da cidade e da região do entorno do Porto. Os atrativos turísticos de Paranaguá são inúmeros e suficiente para atrair visitantes. Temos a Ilha do Mel, o centro histórico, estamos próximos a Morretes e Antonina, além de Curitiba”, aponta Lobo Filho.
Para apresentar às empresas as alternativas de turismo que podem ser oferecidas aos seus clientes, a Appa trabalha em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do Paraná e a Fundação Municipal de Turismo (Fumtur).
Por isso, o estande dos portos e da Fumtur é em conjunto e mostra, através de vídeos, revistas e folders, todas as opções de lazer, gastronomia e pontos históricos do Litoral. Além de representantes da Agencia de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur).
A Secretaria Estadual de Turismo e a Paraná Turismo também contam com um espaço na Feira e devem atender os interessados. Representantes de outras cidades paranaenses com vocação turistica, como Foz do Iguaçu, por exemplo, também estão presentes.
O formulário de inscrição está disponível no site www.feiradasamericas.com.br. O credenciamento prossegue até o último dia do evento. A Feira é profissional e não aberta ao público geral.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
PUBLICIDADE