Abre nesta quinta-feira (8), às 14 horas, no Costão do Santinho, em Florianópolis, o II Fórum Nacional de Secretários de Infraestrutura e da Indústria Naval e Portuária (II Fonseinp). O evento vai até sexta-feira (9), quando recebe o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, e o diretor-presidente do DNIT, general Jorge Fraxe.
No Fórum estarão em debates o Plano Nacional de Investimentos no Setor Portuário, manutenção de dragagens, novo modelo e concessão dos portos brasileiros, medida provisória que regulamenta as agências reguladoras, relações trabalhistas no setor portuário e investimentos em modais integrados, como rodovias e ferrovias.
Para o presidente do Fonseinp, secretário de Infraestrutura da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa, o setor portuário brasileiro está em constante crescimento, o que exige uma forte participação do poder público e definição de políticas claras. “Os portos brasileiros precisam ser cada vez mais competitivos e para isso precisamos de legislação atualizada e definição de investimentos que sejam discutidos e aprovados pelo setor”, afirma o secretário.
Anfitrião do evento, o secretário de Infraestrutura Valdir Cobalchini, vice-presidente do Fonseinp, destaca a importância do evento para Santa Catarina pelo fato do Estado ter cinco portos em funcionamento e previsão de novos investimentos. “Estamos buscando a integração dos modais de transportes no Estado e esse evento é muito importante para conhecermos o que o Governo Federal planeja de investimentos para esse setor”, explica Cobalchini.
Fonte: Portaldailha
PUBLICIDADE