Os novos diretores da PortosRio, responsável pela administração dos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, tomaram posse nesta segunda-feira (17), em reunião do Conselho de Administração (Consad) da companhia. Alvaro Luiz Savio liderará a autoridade portuária como diretor-presidente, enquanto Ronaldo Fucci assumirá a Diretoria de Gestão Portuária. Ana Beatriz Leal cuidará da Diretoria de Administração e Finanças e Eduardo Marinho ficará encarregado da Diretoria de Negócios e Sustentabilidade.
Alvaro Luiz Savio, um economista que já atuou como diretor de Gestão Portuária da companhia entre 2000 e 2002 e permaneceu na área portuária até 2014, também tem experiência na Agência Paulista de Atração de Investimentos (Investe SP), tendo sido diretor administrativo-financeiro em 2015 e 2016 e presidente interino em 2017 e 2018. Mais recentemente, atuou como subsecretário-geral da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro.
PUBLICIDADE
Ronaldo Fucci, outro economista da equipe, é especialista em portos e dragagem, com experiência como diretor comercial da Companhia Brasileira de Dragagem, de 1978 a 1985, e como diretor-presidente da Enavi Reparos Navais Industrial, de 1985 a 2000. Por mais de 20 anos, trabalhou como diretor comercial da China Communications Construction Company.
Ana Beatriz Leal é administradora de empresas com especialização em políticas públicas e mestrado em administração pública. Destaca-se como transformadora organizacional, com foco na melhoria de estruturas, equipes e projetos. Ela atua nas áreas de planejamento do estado do Rio de Janeiro e de segurança pública há 20 anos, incluindo o planejamento de grandes eventos. Desde 2021, era assessora especial de Modernização da Gestão da Secretaria de Estado de Polícia Civil. Ana também já ocupou o cargo de subsecretária da Casa Civil do estado do Rio de Janeiro.
Eduardo Marinho, que possui graduação em Ciências Contábeis, MBA em Regulação de Transportes e pós-graduação em Finanças, trabalhou na Empresa de Portos do Brasil (Portobras) de 1976 a 1989 e continuou na área portuária nos anos seguintes. Ele também foi diretor-presidente do Portus - Instituto de Seguridade Social nos períodos de 2002 a 2003 e de 2007 a 2011. Desde então, tem atuado como consultor empresarial.