Receba notícias em seu email

MSC

Prefeitura de São Francisco do Sul vai apurar se empresa onde ocorreu acidente tinha todas as licenças

Informações preliminares da Prefeitura de São Francisco do Sul são de que a empresa Global Logística, onde ocorreu um acidente na noite da última terça-feira, teria autorização para operar armazém de 5 mil m² onde ocorreu a reação química. O que não se sabe ao certo é se a Global poderia trabalhar com o tipo de material que causou a fumaça, informação que o município vai começar a apurar a partir desta quinta-feira. O que já se sabe é que o local não passou por vistoria do escritório local dos bombeiros militares.

A Global Logística, dirigida por Claudio dos Santos, tem o empresário joinvilense Nelson Possamai (ex-gerente geral da Multibrás e atual presidente da Cia. Águas de Joinville) e a operadora ferroviária América Latina Logística (ALL) como sócios. A empresa atua há cerca de um ano com armazenamento de fertilizantes — material que ocasionou o acidente e há aproximadamente dez anos com contêineres.

O oficial de comunicação social da 5ª Região Militar e 5ª Divisão de Exército, capitão Marcelo Costa de Abreu, informou que só uma investigação poderá confirmar se a carga que causou a fumaça era de nitrato de amônia pura. Este produto, puro, precisa de autorização do Exército para ser manipulado no Brasil. O oficial já adiantou que a Global não tem o Certificado de Registro junto à Seção de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) de Curitiba.

Mas se o produto estiver misturado com outra substância, torna-se um fertilizante, explicou o capitão, e neste caso, o registro não é necessário e o Exército não tem responsabilidade sobre a fiscalização. O comandante reforçou que será preciso esperar a investigação.

Possamai acompanhou o acidente desde a madrugada, quando foi acionado pelo sócio Santos.

— Temos tudo certo. Técnico de segurança, higiene. Ainda não sabemos o que ocorreu exatamente — disse na noite desta quarta.

A Global tem cerca de cem funcionários que atuam em duas unidades. Uma a 2 km do porto, local do acidente, e outra a 6 km do terminal marítimo. Esta última fica no pátio da ALL.

RAIO X
A Global Logística possui duas unidades de negócios em São Francisco do Sul nas quais trabalham cerca de cem pessoas.

Global 1
Distância do porto: 2 km.
Área: 60 mil m².
Área do armazém: 5 mil m².
Sobre a unidade: especializada em unitização/desunitização, movimentação de contêineres cheios e depósitos de contêineres vazios, interligando o modal rodoviário ao marítimo.

Global 2
Distância do porto: 6 km, fica junto ao pátio da ALL.
Sobre a unidade: especializada em movimentação de cargas industrializadas (recebimento e expedição) de contêiner
dry/reefer, cargas paletizadas e produtos siderúrgicos (bobinas, chapas e tarugos) através do modal ferroviário.

Fonte:Diário Catarinense






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira