Receba notícias em seu email

Navalshore

Prefeitura do Rio lava as mãos para o porto carioca

A prefeitura carioca não tem um plano B para o porto do Rio, que terá os portões 13 e 14 fechados com as obras do Porto Maravilha. O próximo passo das intervenções viárias será a interdição da Perimetral ao tráfego entre o Gasômetro e a Praça Mauá a partir do dia 19, quando será inaugurada a Via Binária do Porto.

Em entrevista coletiva realizada ontem (10) no Centro de Operações da prefeitura carioca, o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, irritou-se quando perguntado sobre o que acontecerá com o acesso ao porto, com o fechamento previsto dos portões 13 e 14: "Este é um evento para a imprensa. O senhor é um representante da imprensa?", perguntou ao repórter. "No momento somente os portões 12 e 13 serão fechados, isso foi comunicado aos operadores e às autoridades portuárias", limitou-se a dizer, encerrando o assunto.

Segundo o diretor-executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Atividades Afins do Estado do Rio de Janeiro (SindaRio), Luiz Antônio Carvalho, o fechamento dos portões, na verdade os 13 e 14, já que o 12 não existe mais, comprometerá a movimentação interna no porto, instaurando o caos.

Hoje os portões 13 e 14 são utilizados para veículos de serviço, não mais para as grandes carretas. Porém, o acesso é vital para a temporada de transatlânticos, que tem início em novembro.

Os portões 13 e 14 são utilizados pelos ônibus que embarcam os turistas que chegam à cidade pelo Píer Mauá. Sem eles, os ônibus terão de entrar pelo portão 24, no Caju, em meio a área de risco e depois do terminal do Grupo Libra. 


PUBLICIDADE



Os ônibus passarão em meio às áreas operacionais, onde são movimentados contêineres, no meio de caminhões, guindastes e cargas suspensas, passando em seguida pela área que atende os navios de apoio à Petrobras, com grande movimento. Isso num cais com 30 metros de largura.
 
"Quantos ônibus são necessários para atender um navio que chega com três mil passageiros, levando, cada um, 50 passageiros? A Rodrigues Alves será uma via expressa e os ônibus não poderão parar lá", resume Carvalho.

Com 3.500 metros de extensão, a Via Binário é paralela à Avenida Rodrigues Alves e será inaugurada sem o Túnel Oscar Niemeyer, que só ficará pronto em junho de 2014.






Chibatão

      ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira