Receba notícias em seu email

MSC

Presidente mundial da Qair visita Suape para futuro projeto de hidrogênio verde

Presidente mundial da Qair visita Suape para futuro projeto de hidrogênio verde
Empresa francesa está em negociação com o governo de Pernambuco para instalação de uma planta de produção do insumo. Investimento pode chegar a R$ 20 bilhões

Em mais uma etapa do processo de negociação para instalação de uma planta de produção de hidrogênio verde (H²V) em Suape, a diretoria da estatal portuária recebeu, nesta quinta-feira (28), a visita de uma comitiva da Qair, liderada pelo chairman (presidente) da empresa francesa, Louis Blanchard. O grupo, também formado pelo diretor-executivo da Qair Brasil, Jorge Borrell; e pelo diretor de Operações, Gustavo Silva, esteve em Suape para conhecer a infraestrutura portuária e algumas áreas prováveis para instalação do empreendimento.


PUBLICIDADE



O projeto prevê a instalação de quatro conjuntos de eletrolisadores de água em áreas localizadas no complexo, em investimentos que podem chegar a R$ 20 bilhões nos próximos anos. A cúpula da Qair foi recepcionada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio; pelo diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão; e demais diretores da autarquia.

Após uma breve reunião, o grupo seguiu para a área portuária e percorreu o porto interno, em uma embarcação, para observar detalhes das operações portuárias do atracadouro pernambucano, o 4º maior em movimentação de cargas entre os portos públicos brasileiros. Após o fim da visita, os representantes da Qair retornaram para o Recife. O empreendimento, anunciado pelo governador Paulo Câmara, em julho passado, quando estiver consolidado, poderá se transformar no segundo maior da história do Estado.

Com alto potencial para geração de energia sem emissão de gás carbônico, o hidrogênio verde é obtido a partir da usina de eletrólise, que separa o oxigênio e o hidrogênio da água. É chamado de verde porque a unidade que o produz funciona a partir de fontes de energia 100% renováveis. O H²V é insumo para muitas indústrias, principalmente no continente europeu, já existindo até como combustível para veículos. Também é usado para produzir amônia, um dos principais fertilizantes para o agronegócio, do qual o Brasil é um importante produtor mundial.

A planta em Pernambuco vai dispor dos processos combinados de eletrólise, bombeamento e liquefação, permitindo o envio do produto para longas distâncias, além da reforma de gás natural. "Esse projeto mostra a capacidade do Complexo de Suape e sua diversidade em abraçar empreendimentos de diversos segmentos. Estamos de olho no futuro, já que o hidrogênio verde é uma inovação mundial, tem grande potencial de investimento, sustentabilidade e desenvolvimento da economia verde", pontuou o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, durante a visita da comitiva da Qair.






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira