Navalshore 2024

Primeiro terminal tractor 100% elétrico do Brasil começa a operar no Super Terminais, em Manaus

Equipamento high tech acelera projetos sustentáveis da companhia, economizando 2.112 litros de óleo diesel por ano

As movimentações internas de contêineres do Super Terminais, terminal privativo no polo industrial de Manaus, começaram a ser feitas pelo primeiro terminal tractor 100% elétrico do Brasil. O equipamento incorporado a frota do Super Terminais chegou da Alemanha em setembro e visa complementar o projeto de sustentabilidade do terminal portuário. O novo terminal tractor permite a economia de 2.112 litros de óleo diesel por ano, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa.

Segundo Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais, a companhia vem acelerando projetos sustentáveis em várias frentes, em áreas relacionadas a energia, consumo de combustíveis fósseis e tratamento de resíduos. “O terminal tractor movimenta 46 contêineres de 90 toneladas por dia, chegando a 12.144 contêineres por ano. Os principais itens transportados são eletrônicos, peças de motocicletas e componentes para abastecimento da Zona Franca de Manaus. É um equipamento altamente tecnológico, eficiente e sustentável”, afirma Di Gregorio.

PUBLICIDADE


O modelo MAFI T230e possui motor elétrico de 400 volts, velocidade máxima de 40 km por hora e é equipado com baterias de lítio com capacidade de 177 KWh, com transmissão automática e faróis full led. Além das vantagens do ponto de vista da sustentabilidade, o terminal tractor traz mais conforto para o operador, com ruído zero na atividade, bancos anatômicos, visão ampla e dirigibilidade mais apurada com controles e painel digital.

Maior investimento da história

Ao comemorar 25 anos de atuação, o Super Terminais faz o maior aporte de investimentos da história, no valor total de R$ 260 milhões. Os recursos estão sendo empregados na expansão do pátio de armazenagem em 10 mil metros quadrados, ampliação do píer em 180 metros, além da compra de guindastes e implementação de novos sistemas tecnológicos.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira