Foi publicado no Diário Oficial da União, na última quinta-feira, o aviso de licitação para a contratação de empresa de engenharia especializada para execução das obras de modernização do cais público do porto do Rio Grande. Esta é a primeira obra no cais do Porto Novo após sua construção, ocorrida há 97 anos. Os recursos, no valor de R$ 143 milhões, são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
Esta obra abrange uma área de 1.125m de cais e compreende a segunda etapa da modernização. A primeira, 450 metros, foi realizada entre 2002 e 2004. “A publicação deste edital é um avanço significativo para o crescimento do porto do Rio Grande. O trabalho desenvolvido em conjunto entre os governos Estadual e Federal trará ganhos consideráveis para a infraestrutura e a capacidade de operação do porto gaúcho”, avaliou o superintendente do Porto, Dirceu Lopes.
A nova estrutura de cais possibilitará que os operadores portuários utilizem novos e maiores equipamentos de carga e descarga de mercadorias. Essa obra proporcionará ao porto rio-grandino, a melhoria necessária para atender ao mercado nos próximos 50 anos. Além disso, a modernização promovida no cais do Porto Novo também trará reflexos na receita operacional da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), qualificação nas atividades portuárias do Rio Grande do Sul e uma melhor remuneração aos trabalhadores portuários.
O projeto foi desenvolvido pela Suprg e entregue à Secretaria de Portos para ser licitado. Conforme a publicação, a licitação será realizada utilizando-se o Regime Diferenciado de Contratações Públicas. A abertura da licitação está programada para o dia 18 de outubro deste ano, às 9h30min, na sede da Secretaria de Portos, em Brasília, no Distrito Federal. O Edital com todas as instruções e seus anexos, estará à disposição dos interessados nos endereços www.portosdobrasil.gov.br, www.comprasnet.gov.br ou no endereço da SEP. Mais informações pelo email licitacao.engenharia@portosdobrasil.gov.br
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE