Receba notícias em seu email

Navalshore

Recorde de cargas e de espera

De janeiro a agosto, movimentação foi 18% maior do que no ano passado

Vinte e dois navios estavam, ontem à tarde, aguardando um lugar para atracar no porto de São Francisco do Sul. O grande movimento é um retrato do crescimento na movimentação de cargas neste ano: entre janeiro e agosto foram movimentadas 6,88 milhões de toneladas de cargas, 18% a mais do que no mesmo período de 2009.

Só em agosto, houve um crescimento de 45% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os embarques e desembarques passaram de 667 mil toneladas para 974 mil toneladas. Faltam apenas 669 mil toneladas neste ano para se repetir o desempenho de 2009.

“Trabalho há oito anos como diretor no porto e não me lembro de quando tivemos tantos navios esperando. A espera das embarcações chega a 25 dias. Estamos batendo recordes históricos de movimentação”, afirma o diretor de logística do terminal, Gilberto de Freitas.

As compras de bobinas e chapas de aço feitas no exterior, principalmente na China, são as maiores responsáveis pela fila e pelos recordes. As operações de importação do metal cresceram 763% em agosto, quando comparadas ao mesmo período de 2009. Já o óleo de soja teve aumento de 144% e a soja em grãos de 46%.

“Os navios carregados com aço optam por São Francisco do Sul por haver maior facilidade de atracação, pois aqui temos mão de obra qualificada para este tipo de carga. Se optassem por outros portos, a demora poderia ser ainda maior”, explica o diretor de logística.

Segundo o executivo, o acréscimo na movimentação é comum nesta época do ano, pois o período é de pico na safra da soja e do milho, mas o número aumentou de uma forma além da capacidade do porto. “Acredito que a fila deve reduzir apenas em outubro, quando acaba a safra de grãos, o que deixa mais um berço livre”, acrescenta.

Mesmo com a entrega de dois berços de atracação até o final do ano, Freitas teme que não possa ser possível garantir filas menores. “Se a demanda continuar como está, vai ser difícil.É um problema nacional de escoamento de cargas.”

Fonte: A Notícia (Joinville)






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira