A terceira edição do Itajaí Trade Summit contará com o patrocínio do Porto de Itajaí. O evento, segundo maior no Brasil no setor de Logística, Transporte e Comércio Internacional, acontece entre os dias 15 e 17 de setembro, na cidade portuária catarinense.
A grande expectativa quanto à feira também é reflexo da recuperação econômica pela qual passa o estado. Embora as exportações ainda sofram com baixos índices, em níveis nacional e regional, o aumento nas importações tem ajudado a equilibrar o volume de movimentação. Em março, o Complexo Portuário do Itajaí teve recorde histórico na movimentação de cargas, com 78,14 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés).
“A recuperação dos mercados importadores e exportadores catarinenses é evidente. O equilíbrio nas relações é muito importante para o mercado, pois barateia os custos para o comércio exterior”, ressalta o diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham. “Estaremos presentes na Itajaí Trade Summit para fortalecer a imagem institucional do Complexo e mostrar nosso potencial logístico, a recuperação de nossas instalações, que deverão estar concluídas até a realização da feira, e também os projetos que temos para alavancar a atividade portuária na cidade e na região”, completa.
O Porto de Itajaí apóia a realização da ITS desde a primeira edição. A presença de empresas importantes no setor, nacional e internacionalmente, reforçam o apoio institucional. “A Itajaí Trade Summit hoje pode ser considerada a maior e mais importante feira do setor em Santa Catarina e do Sul do Brasil. É uma vitrine em que nenhum player importante dos segmentos de navegação e logística pode deixar de estar presente. É uma oportunidade impar de apresentar o Complexo Portuario do Itajaí, fazer contatos comerciais e estabelecer parcerias”, afirma Grantham.
Sobre o Complexo Portuário
O Complexo Portuário de Itajaí é composto por Porto Público, Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi/APM Terminals) e Portonave S/A - Terminal Portuário Navegantes. Em 2008, devido às enchentes em Santa Catarina, a estrutura portuária do complexo sofreu estragos consideráveis. Atualmente, as obras de reconstrução estão praticamente terminadas, e o local projeta avanço de 15% no faturamento e no volume de cargas operadas para 2010.
A estrutura disponível é de 2,78 milhões de metros quadrados para armazenagem, com capacidade para 135 mil TEU’s. Líder brasileiro em movimentação de congelados, o Complexo tem 154 mil toneladas de capacidade estática para armazenagem de cargas congeladas, e 7,8 mil tomadas reefer. As principais cargas exportadas pelo Complexo são carnes, produtos mecânicos e eletrônicos, alimentos em geral e madeira e derivados. Nas importações, entre os principais itens estão produtos químicos, mecânicos e eletrônicos, têxteis e produtos cerâmicos.
Sobre a feira
Destinado a profissionais de grandes, médias e pequenas empresas exportadoras, importadoras, prestadoras de serviços e equipamentos, a Itajaí Trade Summit – ITS é o mais qualificado encontro da área de Logística, Transporte e Comércio Internacional das regiões Sul e Sudeste do Brasil e dos países do Mercosul. Realizado pela NetMarinha, empresa que administra o maior portal de comércio internacional e logística do Brasil, o evento está em sua terceira edição. Em 2009, a feira atraiu mais de sete mil visitantes e 60 expositores à cidade portuária de Itajaí (SC).
Paralelamente à feira, acontece o Fórum NetMarinha 2010. Através dele, serão realizados seminários, workshops e debates para trazer ao público as discussões atuais do comércio internacional e logística. Com a participação de representantes da indústria, especialistas e entidades relacionadas à área, serão debatidas questões de interesse do setor no Brasil.
Neste ano, a Itajaí Trade Summit – ITS 2010 acontece entre os dias 15 e 17 de setembro, na cidade portuária de Itajaí (SC). Mais informações estão disponíveis em http://itajai.tradesummit.com.br.
Fonte:
PUBLICIDADE