Ecobrasil

Reunião discute reivindicações dos portuários em Angra dos Reis

Angra dos Reis - Parte dos sindicatos que atuam na orla portuária de Angra dos Reis se reuniram hoje para discutir várias propostas de benefícios para o setor. O encontro foi realizado na gerencia da Companhia Docas, no bairro São Bento. Dentre os temas debatidos, se destacaram os detalhes da formação das equipes de trabalho para o segmento Off Shore, a movimentação de cargas nestes dois últimos meses de 2010, e a dragagem e a construção de uma fábrica de tubos flexíveis no Terminal Portuário de Angra dos Reis.

O vice-presidente do sindicato dos arrumadores, Felipe Nogueira, ressaltou que a reunião foi uma discussão inicial de encontros que todos os sindicatos farão.

- É fundamental que todos os trabalhadores da orla portuária tenham noção exata do plano de expansão do porto de Angra. Como a dragagem, por exemplo, que vai deixar o porto com um calado de 10 metros de profundidade. A reunião de hoje (ontem) foi apenas o começo dos encontros que vão esclarecer e debater todas as nossas reivindicações - disse Felipe.

A empresa Technip - responsável pelo Terminal Portuário de Angra dos Reis (TPAR) -, em parceria com a prefeitura, deu início no mês passado aos investimentos que serão realizados para a extração de petróleo na camada do Pré-sal no município. Segundo os dados da empresa, a cidade possui um potencial de 100 bilhões de barris de petróleo. A previsão é de que em cinco anos a estrutura de exploração no Terminal Portuário esteja pronta.

- Angra tem uma produção de petróleo muito privilegiada. Em termos do Pré-sal então, é como a "menina dos olhos". E por isso, vamos dar início à formação da estrutura do porto que será responsável pela exploração - afirmou o diretor executivo do Terminal Portuário, Robson Rangel.

A empresa Petrobrás - uma das maiores clientes da Technip - será responsável por investir cerca de 200 bilhões de reais nos próximos cinco anos, para montar a logística da exploração do petróleo. A ideia é de que até 2012 sejam investidos 600 milhões de reais para a execução da primeira fase de revitalização do porto de Angra dos Reis. O objetivo dos investimentos é transformar o porto da cidade em um instrumento de desenvolvimento do Pré-sal. Por isso, os trabalhadores da área portuária de Angra tem o objetivo de se reunir para discutir temas importantes do crescimento do setor.

- É interessante que estejamos reunidos para saber de tudo que está acontecendo na nossa cidade, e para que possamos reivindicar nossos direitos - destacou o vice-presidente Felipe.

A previsão dos sindicalistas é de que até o final do mês seja realizada um novo encontro para debater todos os problemas da categoria.

Fonte: Diário do Vale



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira