O Porto do Rio Grande realizou embarque de milho produzido no Paraná e no Mato Grosso do Sul. O grão foi embarcado no navio Maritime Unity, no terminal Termasa. O volume de 55.310 toneladas tem como destino a Indonésia. A operação foi finalizada no sábado (24). Este é o segundo navio que embarca milho de outros estados em Rio Grande.
Conforme o Diretor-Superintendente do Grupo CCGL (Termasa/Tergrasa), Guillermo Dawson, com a dificuldade de escoamento de grãos em outros portos, Rio Grande está recebendo o milho produzido na região Centro-Oeste do país. “Apesar de esta não ser uma época tradicional para a safra do milho no RS, a expectativa é de embarcarmos 1 milhão de toneladas de milho proveniente de outros estados”, salientou. Segundo o diretor superintendente do Porto, Dirceu Lopes, o bom planejamento da safra de soja fez com que o porto gaúcho se tornasse referência e uma solução para o escoamento de grãos no país com ganho em escala. “Isso mostra a importância do Porto do Rio Grande para o andamento do agronegócio brasileiro. Este é um processo de construção coletiva através dos investimentos feitos pelos governos federal e estadual, da operação em terminais ágeis e capacitados e do comprometimento de todos os envolvidos”, analisou.
Lopes também destacou o posicionamento do porto gaúcho no ranking dos portos de acordo com uma pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Entre cem portos avaliados no estudo, o Porto do Rio Grande ocupa o 1º lugar no Brasil e o 7º lugar no mundo em eficiência portuária para movimentação de grãos.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE