Navalshore 2024

Rio Grande segue com operações normais, informa Portos RS

A Portos RS informou, nesta terça-feira (7), que o Porto de Rio Grande segue operando normalmente. De acordo com a autoridade portuária dos portos do Rio Grande do Sul, Por volta das 8h, a correnteza no canal de acesso ao Porto do Rio Grande era de vazante, permitindo o escoamento da água com uma velocidade de aproximadamente três nós, o equivalente a 5,55 km por hora. Já a tábua de maré indicava o nível de 90 centímetros acima do normal. A autoridade portuária acrescentou que o transporte de passageiros encontra-se suspenso na travessia para São José do Norte, sendo mantido apenas a balsa para veículos.

A Portos RS adotou medidas para mitigar os efeitos das inundações em suas operações e comunidades locais. “No Porto do Rio Grande e Pelotas, as operações continuam normais, no entanto, no Porto de Porto Alegre, diante do crescente nível das águas do Lago Guaíba, todas as atividades foram suspensas na quarta-feira (1)”, informou em nota. De acordo com a autoridade portuária, a área foi evacuada preventivamente, e equipamentos essenciais foram elevados para minimizar danos e perdas. As comportas localizadas nas divisas da área portuária com o centro da cidade foram fechadas pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Em razão dos efeitos imediatos, a Portos RS, os terminais e os operadores portuários participaram na última quinta-feira (2) de uma reunião convocada pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Secretaria Nacional de Portos, com o objetivo de traçar um panorama da situação e identificar as necessidades para que seja estruturado um plano de ação.

A Portos RS apresentou a estruturação de plano para enfrentamento dos efeitos das chuvas, que atingem o Rio Grande do Sul têm causado vítimas, deixado pessoas desabrigadas e uma série de prejuízos materiais. “Apresentamos à Secretaria e ao Ministério os atuais impactos, aquilo que a gente já vem sentindo, e o que já vem sendo estruturado na linha de uma ação de solidariedade às famílias, aos trabalhadores e todos aqueles que foram atingidos por toda essa situação”, disse o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


A Portos RS destacou que segue se solidarizando com o povo gaúcho neste momento tão difícil enfrentado pela população e que a segurança dos funcionários, suas famílias e a comunidade em geral permanece sendo a maior preocupação da autoridade portuária. “Agradecemos a compreensão e cooperação de todos durante este período desafiador e nos solidarizamos com todos os afetados pelas enchentes em nosso estado. Estamos comprometidos em manter a comunidade informada e apoiada em cada etapa do caminho”, finalizou Klinger.



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira