Receba notícias em seu email

Navalshore

Rio Nave vence licitação para a construção de navios do Promef

O estaleiro Rio Nave, do Rio de Janeiro, venceu a licitação para a construção de cinco navios de produtos do Programa de Expansão e Modernização da Frota da Transpetro (Promef). O estaleiro, que havia oferecido a melhor proposta comercial entre os concorrentes, concluiu as negociações de preço com a Transpetro.
Os cinco navios licitados — sendo três para transporte de derivados claros e dois para produtos escuros — têm capacidade para 30 mil toneladas de porte bruto e fazem parte da segunda fase do Promef. O valor global das embarcações é de US$ 268,5 milhões.
Conforme estabelecem as regras do Promef II, a construção das embarcações será feita com um índice de nacionalização mínimo de 70%, tanto na utilização de mão-de-obra quanto na compra de equipamentos e serviços. Além disso, a encomenda vai gerar até 2,5 mil novos empregos diretos no Rio de Janeiro, berço da indústria naval do país. Outras mil vagas devem surgir a partir de obras futuras, necessárias para a modernização do Rio Nave, que atualmente funciona em uma área do antigo Estaleiro Caneco.
O Promef revitalizou a indústria naval brasileira e já gerou 15 mil empregos diretos no país,número que promete aumentar, chegando a cerca de 40 mil. O programa prevê a construção de 49 navios, em um total de 4 milhões de toneladas de porte bruto. Com o resultado da licitação vencida pelo Rio Nave, sobe para 46 o número de embarcações já licitadas, das quais 33 já foram contratadas.
O primeiro navio do programa, um Suezmax com capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo, será lançado ao mar no próximo dia 07 de maio, no Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco. O navio será o primeiro petroleiro construído no Brasil a ser entregue ao Sistema Petrobras após 13 anos. O segundo lançamento, um navio de produtos, está previsto para junho, desta vez no Estaleiro Mauá, em Niterói.
Com a previsão do aumento na produção de petróleo e gás a partir da exploração da camada pré-sal, a Transpetro vai desenvolver novas etapas do programa. O objetivo é ampliar as encomendas de navios da indústia naval brasileira, a fim de atender a crescente demanda por transporte marítimo. Para atingir tal meta, a estatal planeja o lançamento do Promef III.






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Curso H
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira