Empresa, que adquiriu créditos de carbono do projeto de biogás, se considera primeira companhia de rebocadores do país a atingir 'carbono zero'
A Saam Towage Brasil informou ao mercado que neutralizou 100% de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) de 2022. A companhia adquiriu créditos de carbono do projeto de biogás Estre Pedreira, que captura e destrói o gás metano (CH4) gerado pelo resíduo doméstico em um aterro sanitário de São Paulo. De acordo com o armador, o local recebe anualmente 1.200.000 toneladas de resíduos sólidos procedentes de dezenas de municípios da região. A empresa se considera a primeira companhia de rebocadores do país a atingir 'carbono zero'.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) emitiu certificação após verificação da conformidade sobre a neutralidade de carbono, referente ao período de 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2022. A neutralidade de carbono foi obtida para 33.807 toneladas métricas de CO2 equivalente referente ao período inventariado. "A organização obteve a neutralidade 100% por compensação de emissões residuais através de compra de créditos de carbono, por ser o primeiro ano de qualificação", mencionou a ABNT no certificado.
A diretora da Saam Towage Brasil, Renata Ervilha, destacou que este é um grande passo na estratégia de sustentabilidade da empresa, tornando-a parte integrante da cadeia de sustentabilidade dos clientes. Ela acrescentou que o processo também contribui com a diminuição das pegadas de carbono nas operações dessas empresas. A operadora também adota medidas internas de redução do consumo de diesel das embarcações. "Continuamos avançando com nosso compromisso de uma gestão cada vez mais colaborativa com o meio ambiente", salientou Renata no comunicado.
A Saam Towage atualmente opera 65 rebocadores próprios no Brasil, com 100% da frota composta por rebocadores azimutais. Em maio deste ano, a Saam concluiu o processo de compra de 21 rebocadores da empresa brasileira Starnav, que contemplou 19 rebocadores em operação e 4 novos rebocadores, que já foram entregues. O valor total acordado pelos ativos da Starnav é da ordem de US$ 198 milhões.
PUBLICIDADE