A Santos Brasil, companhia referência em soluções logísticas completas do porto à porta, registrou recorde histórico em volume de contêineres movimentados, no Estado do Pará, durante operação de um único navio. A marca de 1.105 movimentos foi atingida pelo Tecon Vila do Conde, terminal administrado pela empresa no município de Barcarena, no embarque e desembarque do navio Log-In Jacarandá, do armador Log-In Logística. A operação teve média de 21,06 movimentos por hora (MPH). O recorde anterior foi estabelecido pela própria Santos Brasil no navio MSC Shannon, em julho de 2014, com 945 movimentos.
A embarcação atracou no terminal no dia 30 dezembro e seguiu viagem em dois de janeiro. A marca inédita pode ser explicada pela grande demanda do Grupo Votorantim na região Norte, pela movimentação elevada de contêineres vazios para suprir o estoque do Porto de São Francisco do Sul (SC) e por melhorias recentes que aprimoraram a eficiência operacional do Tecon Vila do Conde.
No segundo semestre de 2014, o terminal adquiriu dois equipamentos reach stakers, utilizados para transportar contêineres em distâncias curtas, quatro semirreboques e quatro cavalos mecânicos (também conhecidos como caminhão extrapesado). Contratou ainda mais de 100 funcionários entre os últimos meses de setembro e outubro. Além disso, em novembro, a instalação portuária passou a utilizar um scanner de raio-x para conferência de cargas importadas e exportadas com eficiência e segurança.
"O Tecon Vila do Conde tem localização privilegiada, com acesso a todas as rotas marítimas internacionais e potencial fluvial para cabotagem na rota que liga Belém e Barcarena. Aliamos esta vantagem competitiva aos esforços para aumentar nossa eficiência operacional. Queremos realizar operações grandes com frequência e continuar crescendo", salienta o gerente-executivo da Santos Brasil no Pará, Ricardo Medina.
O terminal da Santos Brasil revelou crescimento expressivo em 2014, devido ao aumento da utilização de barcaças em serviços de cabotagem em direção à capital paraense, que é o maior mercado consumidor do Estado. No terceiro trimestre de 2014, o Tecon Vila do Conde registrou aumento de 40% no volume movimentado e de 52% no faturamento, em comparação ao mesmo período de 2013.
O Log-In Jacarandá é um navio de bandeira brasileira. Inaugurado em 2011, tem capacidade para transportar 2.800 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
Sobre o Tecon Vila do Conde
Parte do Complexo Industrial e Portuário de Vila do Conde, a 96 quilômetros de Belém, o Tecon Vila do Conde está instalado no município de Barcarena, no delta do Rio Amazonas. Ocupa uma área de 103 mil metros quadrados e possui cais de 254 metros, estrategicamente localizado em uma região de grande capilaridade hidroviária. Com capacidade de operação de 250 mil TEU/ano, o Tecon já recebeu investimentos superiores a R$ 30 milhões desde 2008.
Fonte: Segs/ Willian Fernandes
PUBLICIDADE